Perguntas:1 – Refere sucintamente o que entendes por anorexia e bulimia?
2 – Atreve-te a responder às questões:
2.1 – “ – Que responsabilidade têm os meios de comunicação, as agências de modelos e as industrias de produtos de beleza ao valorizarem a magreza, a beleza fora do comum… ?” Cury (2005:90)
2.2 – A moda dita a beleza? Que tipo de beleza? A que custo? Com que sacrifícios?
Respostas:
1- A anorexia e a bulimia são doenças muito diferentes, mas que se resumem a problemas psicológicos de uma pessoa em relação ao seu aspecto e peso.
A anorexia é uma doença que faz a pessoa envolvida sentir-se desconfortável em relação ao seu peso, achando que o tem a mais, por consequência tenta continuamente emagrecer, acabando por alcançar uma fase de magreza extrema e auto-destrutiva.
A bulimia, por seu lado, é uma doença que faz a pessoa envolvida( que tem tendência a comer bastante) achar que esse acto de comer é errado, acabando por induzir o vómito para perder peso. Assim, ao contrátio de uma anoréctica, uma pessoa bulimica consegue manter um pesonormal. Normalmente, ligadas à bulimia estão grandes depressões.
2.1-Os media e os outros meios referidos são responsáveis por criar um estereótipo de beleza, que a sociedade aceita, e assim implantam a ideia de que as pessoas magras é que são bonitas, e as pessoas gordas são feias, fazendo com que quem não se sente confortável como o seu peso (devido a essa ideia de beleza) desenvolva distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia.
2.2- Nós achamos que a moda dita como beleza a magreza, e na verdade, quem não corresponde a esse conceito de beleza acaba por não ser aceite na sociedade. Hoje em dia a moda dita a beleza sem quaisquer repressões pois as pessoas ligam muito ao que aparece nas revistas fazendo assim com que a moda seja dita por outras pessoas e não por elas mesmas. A moda faz com que as pessoas se começem a sentir mal com elas próprias, pois as raparigas que são postas nos desfiles, nas revistas, etc. são todas muito bonitas e muito magras fazendo as outras sentirem-se mal. Com os rapazes aconrece o mesmo.