quinta-feira, 27 de maio de 2010

A influência dos média



Para ver melhor:
http://voicethread.com/share/1178959/

terça-feira, 25 de maio de 2010

quinta-feira, 20 de maio de 2010



Perguntas:

1 – Refere sucintamente o que entendes por anorexia e bulimia?

2 – Atreve-te a responder às questões:

2.1 – “ – Que responsabilidade têm os meios de comunicação, as agências de modelos e as industrias de produtos de beleza ao valorizarem a magreza, a beleza fora do comum… ?” Cury (2005:90)

2.2 – A moda dita a beleza? Que tipo de beleza? A que custo? Com que sacrifícios?


Respostas:

1- A anorexia e a bulimia são doenças muito diferentes, mas que se resumem a problemas psicológicos de uma pessoa em relação ao seu aspecto e peso.
A anorexia é uma doença que faz a pessoa envolvida sentir-se desconfortável em relação ao seu peso, achando que o tem a mais, por consequência tenta continuamente emagrecer, acabando por alcançar uma fase de magreza extrema e auto-destrutiva.
A bulimia, por seu lado, é uma doença que faz a pessoa envolvida( que tem tendência a comer bastante) achar que esse acto de comer é errado, acabando por induzir o vómito para perder peso. Assim, ao contrátio de uma anoréctica, uma pessoa bulimica consegue manter um pesonormal. Normalmente, ligadas à bulimia estão grandes depressões.

2.1-Os media e os outros meios referidos são responsáveis por criar um estereótipo de beleza, que a sociedade aceita, e assim implantam a ideia de que as pessoas magras é que são bonitas, e as pessoas gordas são feias, fazendo com que quem não se sente confortável como o seu peso (devido a essa ideia de beleza) desenvolva distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia.

2.2- Nós achamos que a moda dita como beleza a magreza, e na verdade, quem não corresponde a esse conceito de beleza acaba por não ser aceite na sociedade. Hoje em dia a moda dita a beleza sem quaisquer repressões pois as pessoas ligam muito ao que aparece nas revistas fazendo assim com que a moda seja dita por outras pessoas e não por elas mesmas. A moda faz com que as pessoas se começem a sentir mal com elas próprias, pois as raparigas que são postas nos desfiles, nas revistas, etc. são todas muito bonitas e muito magras fazendo as outras sentirem-se mal. Com os rapazes aconrece o mesmo.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Reflexão acerca do texto do álcool



O texto que acabámos de ler serviu para nos relembrar que muitos dos acidentes rodoviários que acontecem são devidos à condução alcoolizada. Nós achamos que este problema pode ser contornado se cada pessoa tiver consciência que conduzir sob a influência de álcool é perigoso para a sua segurança e para a segurança dos seres à sua volta. Devemos pensar como nos sentiríamos injustiçados se aquela rapariga fosse da nossa família (ou alguém de quem nós gostamos muito) e que não tinha culpa nenhuma do outro rapaz estar alcoolizado.

Texto sobre o álcool


Fui à festa, mãe.
Fui à festa, e lembrei-me do que me disseste:
Pediste-me que eu não bebesse álcool, mãe... Então, bebi uma 'Sprite'. Senti orgulho de mim, exactamente o modo como me disseste que eu me sentiria. E que não deveria beber e de seguida conduzir.
Ao contrário do que alguns amigos me disseram. Fiz uma escolha saudável, e o teu conselho foi correcto.
Quando a festa finalmente acabou e o pessoal começou a conduzir sem condições, fui para o meu carro, na certeza de que iria para casa em paz...
Eu nunca poderia esperar... Agora estou deitada na rua e ouvi o policia dizer: 'O rapaz que causou este acidente estava bêbado'. Mãe, a voz parecia tão distante... O meu sangue está por todo o lado e eu estou a tentar com todas as minhas forças não chorar...
Posso ouvir os paramédicos dizerem: 'A rapariga vai morrer'...Tenho a certeza de que o rapaz não tinha a menor ideia, enquanto ele estava a toda velocidade. Afinal, ele decidiu beber e conduzir! E agora eu tenho que morrer.
Então... Porque é que as pessoas fazem isso, mãe? Sabendo que isto vai arruinar vidas?
A dor está a cortar-me como uma centena de facas afiadas.
Diz à minha irmã para não ficar assustada, mãe, diz ao pai que ele tem que ser forte.
Quando eu partir, escreva 'Menina do Pai' na minha sepultura...
Alguém deveria ter dito àquele rapaz que é errado beber e conduzir. Talvez, se os pais dele o tivessem avisado, eu ainda estivesse viva...
A minha respiração está a ficar mais fraca mãe, e estou a ficar realmente com medo. Estes são os meus momentos finais e sinto-me tão desesperada... Gostaria que tu pudesses abraçar-me mãe, enquanto estou aqui esticada a morrer, gostaria de poder dizer que te amo mãe...
Então... Amo-te
Adeus...'

Estas palavras foram escritas por um repórter que presenciou o acidente. A jovem, enquanto agonizava, ia dizendo as palavras e o jornalista ia anotando...
Muito chocado. Este jornalista iniciou uma campanha.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Tigre Siberiano


Até o começo do século XX os tigres-siberianos viviam espalhados pela Manchúria (região nordeste da China), sudeste da Sibéria, Coréia e nordeste da Mongólia.

Em 1905 foram encontrados tigres na região do rio Aldan, a 60 graus de latitude de norte, mesma latitude de cidades como São Petersburgo, Oslo, Uppsala e Estocolmo. Também foram vistos tigres cruzando no inverno o estreito da Tartária, chegando até a ilha Sacalina.

Porém tal situação começou a mudar na primeira década do século XX, quando passou a ser brutalmente caçado em meio a construção das ferrovias Transiberiana e Transmanchuriana, e nos anos 1920 foram extintos da Coréia do Sul. Como resultado seus números foram reduzidos a não mais do que 30 indivíduos na época da Segunda Guerra Mundial.

Em 1947 passaram a ser protegidos por lei pelo governo soviético e os tigres recuperaram parte de seu número original.

No dia 25 de dezembro de 1991 a União Soviética, após uma longa crise política, deixou de existir, e a fiscalização das fronteiras ficou muito enfraquecida. Como resultado muitos caçadores vindos de países vizinhos tais como China, Coréia do Sul e Japão atravessaram as fronteiras e os números dos tigres foram reduzidos para 200 em 1994. Porém com o esforços conservacionistas e de patrulhas anti-caça, seus números subiram para entre 300 a 400 em 2004.[1] Atualmente se encontram restritos à região dos montes Sikhote Alin, no sudeste da Sibéria, perto das fronteiras com a China e a Coréia do Norte.

Segundo um estudo, realizado pela Sociedade para a Conservação da Vida Selvagem (WCS), os tigres siberianos, os maiores do mundo, podem desaparecer. A pesquisa mostra que a população restante da espécie diminuiu consideravelmente nos últimos quatro anos. Em 2005, cerca de 500 indivíduos habitavam as 16 áreas monitoradas por uma programa. Hoje, apenas 56 animais estão confirmados nesses mesmos lugares.

As grandes ameaças que pairam para com os tigres-siberianos hoje em dia são o comércio de órgãos na medicina chinesa e a destruição de seu habitat. A Sibéria concentra grandes áreas de florestas e isso é um grande atrativo para empresas madeireiras.

Autoria de :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tigre-siberiano


A nossa opinião:
Nós achamos que é uma parvoíce o Homem interferir coma a continuidade da vida de certas espécies, destruíndo o seu habitat e caçando até que desapareçam.


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Reflexão ao terceiro axioma


No terceiro axioma é-nos mostrada a ideia de que a exploração em excesso de certos recursos renováveis pode criar muitos problemas ambientais, sociais e económicos, incluindo a extinção desses recursos. Nesta reflexão pretendemos mostrar alguns dos problemas que podem ocorrer e apontar algumas soluções.


  • Por exemplo, quando uma espécie vegetal ou animal se extingue, todo o ecossistema fica em desequilibrio pois as espécies dependem umas das outras;

  • Se a água potável desaparecer todas as espécies da Terra serão gravemente afectadas;

  • Actualmente as florestas estão a ser sobre-exploradas e imaginando que elas deixariam de existir, deixaria também de haver renovação do ar e ficaríamos com uma atmosfera saturada de de dióxido de carbono, assim como também deixaria de haver qualquer matéria-prima delas proveniente.

Soluções:



  • As empresas que se dedicam á obtenção/produção de alimentos não devem caçar ou pescar as espécies em demasia e os países devem criar leis que proibam definitivamente a caça e pesca de espécies em vias de extinção, como já muitos fazem. Também se devem criar unidades especiais que se dediquem a acabar com o tráfico de animais;

  • Para impedir o desaparecimento da água potável cada um de nós deve poupar água nas nossas actividades domésticas e também nas actividades industriais e etc. Se a água potável se esgotar de vez, a única hipótese para a continuidade das espécies será converter a água salagada em potável;

  • A melhor solução será reduzir o consumo excessivo de matérias-primas como a madeira e o papel, comprando papel reciclado(por exemplo). Também se devem reforçar as unidades que têm como especialidade acabar com o abate ilegal de árvores.








O terceiro axioma proposto por: RICHARD HEINBERG


Para ser sustentável, o uso dos recursos renováveis deve seguir uma taxa que deverá ser inferior ou igual à taxa de reposição.

Discussão: Os recursos renováveis são esgotáveis. As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global).

O primeiro indício de que a taxa de captura é superior à taxa de reposição natural, é o declínio da reservas dos recursos de base. Porém, um recurso pode estar em declínio por diferentes razões das provocadas por sobre-captura; por exemplo, uma floresta que não seja tratada pode ser dizimada pela doença. Não obstante, se um recurso estiver em declínio, para que se consiga atingir o ponto de sustentabilidade, é requerido que a taxa de captura seja reduzida, independentemente da causa do declínio do recurso. Por vezes, para que o recurso tenha tempo suficiente para recuperar, as capturas deverão diminuir drasticamente numa taxa muito superior à taxa do declínio do recurso. Este foi o caso relacionado com o comercio da baleia e de espécies de peixes que foram sobre-capturadas até ao ponto próximo do esgotamento, o que requereu uma moratória interditando por completo a sua captura para o restabelecimento da população – as espécies não conseguem recuperar quando a população reprodutora restante é muito pequena.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Reflexão ao axioma


Perguntas de reflexão:

1. O crescimento populacional/crescimento das taxas de consumo dos recursos do planeta será sustentável por muitos mais anos?
2. Será que o nosso planeta conseguirá comportar, de forma sustentada, a taxa de crescimento actual?
3. Que medidas tomar para contrariar tal situação?
4.
Qual o nosso futuro enquanto civilização?


Respostas:
1. Provavelmente, daqui a alguns anos será impossível tantos seres vivos coexistirem ao mesmo tempo num espaço tão pequeno.
2. Não, não haverá equilíbrio para que o planeta consiga aguentar tanta população, e muita gente ficará na miséria.
3. O mundo terá de se voltar a concentrar na agricultura para alimentar tantas bocas, e além disso tem de se tentar controlar a taxa de crescimento da população, fazendo com que haja menos filhos por casal, divulgando o planeamento familiar e a utilização de métodos contraceptivos e finalmente e em último caso fazer como a China fez, ou seja, só permitir que haja um filho por casal.
4. Se a situação não for resolvida a tempo a espécie humana pode até chegar a desaparecer da face da Terra.

O axioma de Bartlett



(O Axioma de Bartlett): o crescimento populacional e/ou o crescimento das taxas de consumo dos recursos não é sustentável.
Discussão: Mencionei este axioma de Albert A. Bartlett por ser a sua Primeira Lei da Sustentabilidade, que foi reproduzida literalmente (achei que seria impossível qualquer melhoria).

O mundo viu a população humana crescer durante muitas décadas, pelo que este crescimento foi obviamente sustentado até ao presente. Como podemos ter a certeza de que este crescimento não poderá ser sustentado num futuro indefinido? Podemos usar uma simples aritmética para demonstrar que, mesmo se considerarmos pequenas taxas de crescimento, se esse crescimento for continuado, então a dimensão populacional e as taxas de consumo aumentam de uma forma absurda e claramente insuportável. Por exemplo: uma simples taxa de crescimento de 1% da população humana actual (inferior à actual taxa de crescimento) resultaria numa duplicação da população em cada 70 anos. Assim, em 2075 a Terra albergaria 13 mil milhões de humanos; em 2145, 26 mil milhões; e assim por diante. Antes do ano 3050, haveria um ser humano por metro quadrado da superfície da Terra (incluindo as montanhas e os desertos).

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

5 Medidas para evitar o Infanticídio:

  1. Utilizar métodos contraceptivos mais frequentemente;
  2. Expandir o seu território para outras ilhas obtendo assim mais recursos:
  3. Influenciar as mulheres e os homens a casarem-se mais tarde;
  4. Propor o aborto;
  5. Em casos extremos matar as pessoas mais velhas da ilha.

Infanticídio pela Sobrevivência

Tikopia é uma mini-ilha tropical isolada do Sudoeste do Oceano Pacífico, com uma superfície de 16 Km2 e uma população de 1.200 pessoas. É habitada há cerca de três mil anos, tendo vivido os seus habitantes séculos num total isolamento.
A população da ilha manteve-se mais ou menos constante ao longo de séculos por se ter apercebido de que não tinha meios para suportar mais população, inclusive por se situar numa região devastada periodicamente por furacões que obrigam a gestão rigorosa dos recursos da ilha nessas épocas. Os habitantes utilizaram todo o tipo de limitação de nascimentos, desde o coitus interruptus ao aborto, infanticídio, casamento tardio ou permanência no celibato embora tendo relações sexuais com prevenção de gravidez. Esses métodos de controlo demográfico regrediram sob a influência europeia no século XX, substituídos, actualmente, pelos métodos modernos de planeamento família.

Critica:

1. Quando é admissível a cultura de um povo sobrepor-se á vida de uma criança?
2. A sustentabilidade de um povo deve sobrepor-se á vida de uma criança?
3. O infanticídio pode ser aceite como uma forma de sustentabilidade?
4. O imperativo da sobrevivência pode impor-se á sobrevivência de uma criança?

Resposta:
1. Na nossa opinião a cultura de um povo nunca se devia sobrepor á vida de um criança porque apesar de essa criança ser ainda pequena não quer dizer que ela não tenha direito a viver.
2. Depende se o povo estiver a passar por muitas dificuldades achamos que pode ser uma solução, mas achamos que pode haver outras soluções.
3. Sim, na nossa opinião pode ser aceite, mas não o consideramos a melhor solução.
4. Não saberemos a não ser que passemos pela mesma situação, pois se calhar pela nossa sobrevivência éramos capazes de tirar uma vida.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sustentabilidade

Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.
Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afectar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". Isso é muito parecido com a filosofia dos nativos dos Estados Unidos, que diziam que os seus líderes deviam sempre considerar os efeitos das suas acções nos seus dependentes após sete gerações futuras.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos.

Esse empreendimento tem de ser:
• Ecologicamente correcto;
• Economicamente viável;
• Socialmente justo;
• Culturalmente aceito.

Um exemplo real de comunidades humanas que praticam a sustentabilidade em todos níveis são as ecovilas.
O termo original foi "desenvolvimento sustentável," um termo adaptado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo "desenvolvimento sustentável" como um termo amplo pois implica desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as actividades de desenvolvimento. "Sustentabilidade", então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as actividades humanas.
Se pensarmos que 10% de tudo o que é extraído do planeta pela industria (em peso) é que se torna produto útil e que o restante é resíduo, torna-se urgente uma Gestão Sustentável que nos leve a um consumo sustentável, é urgente minimizar a utilização de recursos naturais e materiais tóxicos.
O Desenvolvimento Sustentável não é ambientalismo nem apenas ambiente, mas sim um processo de equilíbrio entre os objectos económicos, financeiros, ambientais e sociais.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade

Sustentabilidade




Sustentabilidade tem várias definições para nós:
• É a forma como gerimos os meios/ recursos de que dispomos.
• É garantir que é feito o melhor para as pessoas e para o planeta, a longo prazo.
• É fazer o que é melhor para esta geração e para as gerações futuras, para que elas possam ter a mesma qualidade de vida que nós temos.

A Sustentabilidade divide-se em 3 grupos:
• Social
• Económico
• Ambiental

domingo, 17 de janeiro de 2010

O sismo no Haiti

Este texto não vai ser para vos falar de animais mas sim de um assunto da actualidade com muito impacto: o terramoto no Haiti.
A 12 de Janeiro de 2010 ocorreu um sismo no Haiti, um país da América Central. Este foi de 7.0 na escala aberta de Richter, ou seja foi fortíssimo, tendo em conta que o mais intenso já alguma vez registado foi de 8.9 e causou o caos (Lisboa, 1755).
Prevê-se que o nº de mortos possa chegar aos 200 000! Neste momento há mais de 1,5 milhões de desalojados e teme-se que o nº venha a subir.
A partir de agora o que é necessário é pensar nas pessoas que sobreviveram e homenagear as que perderam a vida, já dezenas de países e organizações prestaram ajuda, mas mesmo assim, muitas pessoas continuam à fome, à sede e feridas, vagueando pelas ruas pois todos os centros de ajuda estão sobrelotados!!
No dia 20 de Janeiro houve um outro sismo a abalar o Haiti, de 6.1 na escala de Richter.
Nem tudo é mau, e mais de 120 salvamentos foram realizados!!!!
A nós o que nos compete é pensar nestes nºs e sermos solidários pois poderemos um dia estar nesta mesma situação. Tendo em conta o que se vai passando no mundo ultimamente estas catástrofes naturais vão voltar a ocorrer e temos de estar preparados. Espero que este artigo vos faça reflectir!!!!
Bjs Alice

sábado, 16 de janeiro de 2010

Objectivos do Milénio

Olá pessoal!
Quero-vos falar de duas coisas muito importantes:
- Não sei se sabem mas 2010 vai ser o Ano da Biodiversidade em todo o mundo e acho que isso é o que está correcto pois há milhares de espécies que desaparecem todos os dias neste nosso planeta e temos de fazer o que podemos para o evitar!!!!
- Os Objectivos do Milénio foram criados para enfrentar os problemas actuais e procuram acabar com a pobreza extrema, com as guerras e com diversos problemas ecológicos. Tomando medidas concretas vão, entre outras coisas, tentar reintroduzir inúmeras espécies em vias de extinção.

Para saberem mais sobre estes assuntos falem comigo, vão a Net e procurem informação, que é o que eu vou fazer!!
Beijocas, Alice

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O mundo em 2030

Nós achamos que daqui a 20 anos já vai haver cura para o cancro e que o Homem já foi a Marte, ou se calhar até já foi a outra galáxia.
Haverá carros voadores. Os computadores serão tácteis e de alta definição. As bicicletas serão todas automáticas e voadoras. As motas vão conseguir andar sobre a água e nas nossas casas em vez de haver empregada/o haverão robôs.
A televisão será voadora e controlada por um comando universal assim como os PC’s. As imagens seriam todas a 4D na nossa televisão, e a 5D nos cinemas.
Os telescópios seriam digitais, ou seja, nós púnhamos as coordenadas e eles iam directamente ao sítio indicado.
As casas seriam inteligentes e também ecológicas.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Tigres


O tigre faz parte da família dos felinos. É uma das quatro espécies dos "grandes gatos". São caçadores nocturnos e apesar do seu tamanho conseguem-se aproximar das suas presas silenciosamente.

Um macho adulto pode pesar cerca de 300 kg. Entre os carnívoros terrestres o tigre é o que tem os maiores dentes (podem chegar aos 10 cm), e também as maires garras (atingindo os 8 cm).

A força da sua mordida é a mais forte de todos os felinos. Há nove subespécies de tigres três das quais estão extintas.
Sara Machado ;)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Quem somos

Olá...

Nós somos os 'animal lovers', mais conhecidos por Alice, Sara e Fred...

Gostamos de animais (obviamente), estudar (ou não), música e outras coisas mais.

Temos 12, 13 e 15 anos e somos todos da mesma turma.

Este blogue foi construído para a disciplina de A.P e queremos divulgar os nossos conhecimentos sobre o mundo animal (de preferência), mas também de algumas coisas da escola e sobre a Ecologia (influências da Alice)

Paz e amor!

Bubbles